Clube do Palio
Óleo Selènia 20W50 SJ semi-sintético X Minerais alto desempenho tipo Mobil - Printable Version

+- Clube do Palio (https://clubedopalio.nossoforum.com.br)
+-- Forum: Oficina (https://clubedopalio.nossoforum.com.br/forum-6.html)
+--- Forum: Motor e Elétrica (https://clubedopalio.nossoforum.com.br/forum-7.html)
+--- Thread: Óleo Selènia 20W50 SJ semi-sintético X Minerais alto desempenho tipo Mobil (/thread-84.html)

Óleo Selènia 20W50 SJ semi-sintético X Minerais alto desempenho tipo Mobil - brunhara - 27/02/2015

Olá, pessoas!

No Manual de Uso e Manutenção do Palio 98/99, motor Fiasa 1.0 8V, a Fiat recomenda o óleo para motor Selènia 20W50 SJ semi-sintético, temperatura de operação -15ºC a 40ºC. O Manual recomenda a substituição do óleo e do filtro de óleo, a cada 20.000 Km. Sim, a cada 20.000!!!

Hoje, um Mobil Super Original 20W50 SM, que é de base mineral, é muitas vezes superior ao Selènia de 98, que nem existe mais. Aliás, não existe mais 20W50 semi-sintético de nenhuma marca. O rendimento dos motores de 98 também e menor se comparado aos motores de 2013 em diante, por exemplo.

Consultei um engenheiro químico da Mobil, hoje, e ele me disse que o período de substituição do óleo lubrificante do motor e do filtro de óleo lubrificante do motor, não depende do óleo ser sintético, semi ou mineral. Depende do projeto do motor, depende do fabricante. Se no manual de um carro qualquer, o fabricante recomenda a substituição a cada 5.000 Km, sintético ou não, tem que trocá-lo a cada 5.000. Se a substituição é a cada 10.000, vale a mesma coisa.

E aí? Polêmico, ou não, o assunto?

Edson Brunhara
Valinhos/SP

RE: Óleo Selènia 20W50 SJ semi-sintético X Minerais alto desempenho tipo Mobil - fe_sousa - 27/02/2015

Muito polemico, na minha adv 2003 o manual recomenda o 15w40 ou 10w40, porém á uns dois anos que uso o 20w50 mineral, constamos agora em uma troca de juntas da tampa de válvulas um certo desgaste no comando, provocado provavelmente pela rodagem seca do comando na partida (afinal o oleo grosso demora a subir,e ouvia as primeiras batidas secas na partida). troquei o óleo para o 15w40 novamente, porem agora o mineral BR. parece outro carro. a primeira partida já acontece lubrificada, não temos os ruídos característicos da partida à frio, e o motor parece mais solto. sempre ouvi falar dos regimes de troca do oleo semi e mineral, mas eu prefiro a troca a cada 5000, que no meu regime de uso, fica entre 3 e 4 meses por isto opto pelos minerais, afinal o custo é bem mais baixo.
o carro já tem 185.000 km, roda bem. inclusive acabei de ir e voltar do nordeste com ela, viajem show de 4.500 km...

Fernando,
Resende/RJ

RE: Óleo Selènia 20W50 SJ semi-sintético X Minerais alto desempenho tipo Mobil - brunhara - 02/03/2015

É, caro fe-sousa... só o intervalo de troca a cada 20.000 Km já seria polêmico suficiente, concorda? Ainda mais para um semi-sintético SJ, em 1998! É polêmico até para os atuais consultores da Fiat, nas concessionárias. Alías, nas concessionárias Fiat, fui informado que o Selènia K 20W50 SJ, foi substituído pelo Selènia K 15W40 SM semi-sintético, para carros produzidos até 2008. Porém, de 20W50 para 15W40, a diferença não é pequena. A Petronas, me recomendou o Sintium 800HM 15W50 SM semi-sintético, porque o motor já rodou mais de 100.000 Km. E por aí vai, a polêmica.

RE: Óleo Selènia 20W50 SJ semi-sintético X Minerais alto desempenho tipo Mobil - fe_sousa - 03/03/2015

20k loucura, na verdade isso me parece um jogo de empurra, onde ninguém (concessionária e fabricante de óleo) quer assumi a responsabilidade. Sabe que os óleos estão sendo recomendados cada vez mais finos a VW por exemplo está recomendando o 5w40 para seus veículos.
Na verdade o que nos resta, acredito que seja testar as melhores opções para os nossos carros.